Perda de Visão Periférica (Glaucoma,Retinopatia)
Assistente de Acessibilidade do Windows:
Utilizar títulos de janelas e menus grandes
Tamanho das barras de deslocamento e tamanho dos limites das janelas
Aumento do tamanho dos ícones
Definições de visualização de cor (contrastes)
Tamanho do cursor do rato
Definições do cursor (velocidade e largura)
Usar o Microsoft Magnifier: resulta para alguns alunos. Para outros não, sendo necessário recorrer a outros ampliadores de ecrã (com ou sem reforço auditivo – voz), existentes no mercado.Outras questões pertinentes:
Posicionamento perante o computador (importante verificar a necessidade ou não de apoio de pés)
Tipo de teclado: tamanho das letras, cor fundo
Caso não consiga aceder ao teclado normal, utilizar um teclado de conceitos (grelha pré definida ou criada especificamente para o aluno, de acordo com as suas características)
Ter em conta a luminosidade (evitar reflexos, verificar necessidade de luz artificial e de que tipo)
Ambiente de trabalho do computador (cor fundo)
Utilizar atalhos
Organização da informação em pastas temáticas
Às barras de ferramentas apenas devem estar activas 2: Ferramentas Padrão e Ferramentas de Formatação
Ter em conta o zoom/ largura da página
Recorrer aos tipos de letra sem serifas (Arial,Verdana,Tiresias Keyfont)
Ter em conta os espaçamentos entre os caracteres (Tiresias Keyfont tem espaçamento maior) Espaçamento entre linhas (1,5 / 2)
Margens: alinhamento justificado à esquerda do texto (evita-se assim inserção de espaçamento entre as palavras)
A margem à esquerda deve ter entre 4 a 4.5cm para facilitar o uso dos auxiliares ópticos
Utilizar títulos de janelas e menus grandes
Tamanho das barras de deslocamento e tamanho dos limites das janelas
Aumento do tamanho dos ícones
Definições de visualização de cor (contrastes)
Tamanho do cursor do rato
Definições do cursor (velocidade e largura)
Usar o Microsoft Magnifier: resulta para alguns alunos. Para outros não, sendo necessário recorrer a outros ampliadores de ecrã (com ou sem reforço auditivo – voz), existentes no mercado.Outras questões pertinentes:
Posicionamento perante o computador (importante verificar a necessidade ou não de apoio de pés)
Tipo de teclado: tamanho das letras, cor fundo
Caso não consiga aceder ao teclado normal, utilizar um teclado de conceitos (grelha pré definida ou criada especificamente para o aluno, de acordo com as suas características)
Ter em conta a luminosidade (evitar reflexos, verificar necessidade de luz artificial e de que tipo)
Ambiente de trabalho do computador (cor fundo)
Utilizar atalhos
Organização da informação em pastas temáticas
Às barras de ferramentas apenas devem estar activas 2: Ferramentas Padrão e Ferramentas de Formatação
Ter em conta o zoom/ largura da página
Recorrer aos tipos de letra sem serifas (Arial,Verdana,Tiresias Keyfont)
Ter em conta os espaçamentos entre os caracteres (Tiresias Keyfont tem espaçamento maior) Espaçamento entre linhas (1,5 / 2)
Margens: alinhamento justificado à esquerda do texto (evita-se assim inserção de espaçamento entre as palavras)
A margem à esquerda deve ter entre 4 a 4.5cm para facilitar o uso dos auxiliares ópticos
Evitar parágrafos longos
Gráficos e imagens devem conter bom contraste e contornos bem definidos
Texto em imagens: texto colocado horizontalmente em relação à imagem e evitar colocar texto sobre imagem.
OBS: O diagnóstico clínico é importante, no entanto, devemos, enquanto profissionais de educação realizar também uma avaliação funcional da visão.
Existem fichas de avaliação funcional publicadas pelo Ministério da Educação, e que se encontram no livro(em anexo) Compreender a Baixa Visão.
Este livro contém os conceitos relacionados com esta deficiência e é um bom auxiliar para todos os interessados.
Temos que ter em conta que cada caso é um caso. Adaptar sempre às características de cada um (ex: se a perda for periférica – visão tubular, ter em conta o campo visual…etc)
Não esquecer que crianças com esta problemática apresentam um elevado nível de fatigabilidade
Existem oscilações relativamente ao que vê: factores ambientais, emocionais influenciam e muito
“A visão não se gasta” - muito importante utilizar os resíduos visuais.
Manual Compreender a baixa visão do Ministério da Educação: AQUI
Gráficos e imagens devem conter bom contraste e contornos bem definidos
Texto em imagens: texto colocado horizontalmente em relação à imagem e evitar colocar texto sobre imagem.
OBS: O diagnóstico clínico é importante, no entanto, devemos, enquanto profissionais de educação realizar também uma avaliação funcional da visão.
Existem fichas de avaliação funcional publicadas pelo Ministério da Educação, e que se encontram no livro(em anexo) Compreender a Baixa Visão.
Este livro contém os conceitos relacionados com esta deficiência e é um bom auxiliar para todos os interessados.
Temos que ter em conta que cada caso é um caso. Adaptar sempre às características de cada um (ex: se a perda for periférica – visão tubular, ter em conta o campo visual…etc)
Não esquecer que crianças com esta problemática apresentam um elevado nível de fatigabilidade
Existem oscilações relativamente ao que vê: factores ambientais, emocionais influenciam e muito
“A visão não se gasta” - muito importante utilizar os resíduos visuais.
Manual Compreender a baixa visão do Ministério da Educação: AQUI
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